A exposição “Minerais e Rochas da Terra” explora três principais elementos: 1) apresentação das características dos materiais expostos; 2) explicação dos conceitos relativos à natureza das rochas, e 3) observação dos minerais constituintes das rochas. A exposição é composta de amostras de minerais e rochas provenientes de pesquisas, aulas de campo, doações de empresas mineradoras, além do material remanescente do antigo Museu de Geociências.
Estão expostas amostras de minerais como o quartzo, mica e feldspato para evidenciar as suas composições químicas, atributos da superfície (conceito de clivagem), bem como sua forma mais recorrente no meio ambiente (conceito de hábito). Os modelos tridimensionais disponíveis na seção representam a estrutura molecular desses minerais.
Também estão expostas amostras – brutas e polidas – de rochas como granito, basalto, arenito, calcário, gnaisse, quatzito e mármore, explorando conceitos relativos à natureza das rochas. Os painéis explicativos detalham os ambientes de formação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e o ciclo das rochas.Para permitir a observação dos minerais constituintes das rochas, está disposto um microscópio e lâminas petrográficas identificadas e contextualizadas.