A divulgação da ciência é fundamental para a inclusão social, por permitir que os cidadãos tenham acesso aos conhecimentos produzidos pela Universidade, que os possibilitam compreender melhor o seu entorno e agir sobre ele. Com o objetivo de divulgar as áreas que integram o Instituto de Geociências (IGEO-UFBA), seus conceitos básicos e procedimentos de pesquisa, o Museu Geociências foi implantado. O Museu é composto por exposições que contemplam as seguintes temáticas:
1. Minerais e Rochas da Terra
2. Fósseis do Brasil: conhecer o passado e preservar para o futuro
3. Petróleo no Brasil: de Lobato ao Pré-Sal
4. Oceanos Vivos
5. A Geografia e o Espaço
6. A Geofísica sem fronteiras
O projeto reúne uma equipe multidisciplinar, com professores e pesquisadores das áreas de Mineralogia e Petrologia, Paleontologia, Geologia Econômica e Minerais Industriais, Geografia e Oceanografia. Compõem também o projeto além de alunos de graduação e pós-graduação.
As exposições têm como público-alvo estudantes e docentes das instituições públicas e privadas de ensino básico, com acesso gratuito. O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).