Petróleo no Brasil: de Lobato ao Pré-Sal



Popularizar os conhecimentos inerentes à prospecção, produção e aplicabilidade do petróleo e do gás natural. Este é o objetivo da exposição “Petróleo no Brasil: de Lobato ao Pré-Sal”, resultado da parceria do IGEO-UFBA com o Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia (CPGG), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e empresas de petróleo e gás. A exposição é composta por equipamentos, maquetes, fotos antigas, modelos e amostras de rochas geradoras e rochas reservatórios e outras amostras provenientes de pesquisas, doados ao IGEO-UFBA ou financiados pelo projeto.

Estão expostas amostras de rochas geradoras e rochas reservatório, além de recursos interativos como modelos de acrílico contendo grãos de vários tamanhos e líquidos coloridos. Os materiais podem ser manuseados para ilustrar a separação de fases. A seção permite que os visitantes conheçam os conceitos de porosidade, de rochasgeradoras e rochas reservatório.

Os painéis didáticos e os modelos automatizados demonstram as atividades envolvidas em todas as fases da pesquisa e exploração e dos diversos sistemas petrolíferos: aquisição, desenvolvimento, produção, produção avançada, abandono e pós-abandono.

Os visitantes também podem conhecer, através de maquete, as etapas de extração, produção, beneficiamento e sua disponibilização ao consumidor final. A maquete ilustra as rochas geradoras, as rochas reservatório, o fundo oceânico e o mar, com miniaturas de uma plataforma marítima e de navios petrolíferos. No trecho continental, estão dispostas miniaturas de sondas terrestres, de bombas de produção (cavalo de pau), de refinarias, de indústrias petroquímicas, de caminhões-tanques e de postos de gasolina, todos identificados e contextualizados.

Para demonstrar as diversas aplicações do petróleo, estão exibidas amostras de petróleo bruto e de produtos manufaturados. Também estão disponibilizados recursos explicativos sobre os riscos ambientais inerentes à exploração de petróleo e os métodos de remediação de áreas impactadas.

A exposição se encerra com uma linha temporal com o histórico da exploração petrolífera brasileira desde o primeiro poço em Lobato à autossuficiência. O painel também ilustra as prospecções na camada pré-sal, além de evidenciar os equipamentos e modelos que retratam cada fase da exploração.